Quais são os homens que fizeram a história da Medição de Pressão?
Sem eles, os processos que ajudam na análise de forças do ambiente que influem em medições de pressão, não seriam desenvolvidas.
Para você ter uma ideia, Transdutores de Pressão, Manômetros Digitais, Transmissores de Pressão, Data Loggers e dentre outros, não seriam desenvolvidos.
Entende a importância deles?
Por isso, vamos citar os 6 gênios da Medição de Pressão. Vamos falar de forma resumida os grandes feitos de cada um e suas contribuições.
Perceba como o desbravamento e as constantes experiências desses grandes cientistas, fazem diferença até hoje!
Resumindo: A Medição de Pressão em poucas linhas
A Medição de Pressão é uma ciência que estuda a força exercida por intermédio de um fluído de diferentes características em uma superfície, no contexto de um recipiente.
Essa força é originada geralmente de um ponto em que a pressão tem a sua nascente. Através dessa ação, os grandes estudiosos foram tecendo suas grandes descobertas.
Para saber um pouco mais sobre eles, continue a leitura.
Galileo Galilei (1564-1642)
Através de uma bacia e um tubo, percebeu que conforme a temperatura diminuía, o tubo exercia um papel de sucção do líquido, diminuindo assim o nível.
Já com a temperatura mais alta, a saída do tubo se expandia aumentando assim o nível da bacia.
Porém, os descobrimentos não paravam por aí, o que gerava a curiosidade de outros cientistas.
Evangelista Torricelli (1608-1647)
Criador do Barômetro que mede a pressão atmosférica sob a terra. Seu experimento era simples:
Consistia em um tubo selado de um lado cheio de mercúrio, pousado sob um recipiente grande com mercúrio, o mesmo ia descendo do tubo, o que caracterizava um tipo de pressão.
Blaise Pascal (1623 – 1662)
Um grande estudioso e com múltiplos títulos, pegou todo o conceito do barômetro e o testou no alto de uma colina. Concluindo a pressão do ar era menor dentro deste conceito.
Otto Von Guericke (1602 – 1686)
Famoso físico alemão responsável pela criação da primeira bomba de ar. Essa invenção permitiu a um outro cientista dar profundidade em estudos mais aprofundados.
Robert Boyle (1627 – 1691)
De origem irlandesa e com os títulos de químico e físico, usou toda a mecânica da primeira bomba de ar para executar experimentos em compressão e descompressão. Após 200 anos, um francês fez uma grande descoberta.
Joseph Louis Gay-Lussac (1778 – 1850)
Físico e químico francês, descobriu que a pressão de um gás confinado em um volume é equivalente a temperatura do mesmo.
Quer aprender mais sobre Medição de Pressão os seus principais dispositivos modernos? Leia mais matérias no
blog da Keller.